O prefeito Evandro Leitão anunciou, nesta quarta-feira (2/4), os três agraciados com a Medalha Iracema em sua 8ª edição. São eles: o empresário Ivens Dias Branco Júnior, a coreógrafa Dora Andrade e o padre e médico Ottorino Bonvini, conhecido como Padre Rino.
A honraria máxima do Executivo municipal reconhece personalidades que, por meio de sua atuação profissional, contribuem para o desenvolvimento de Fortaleza. A solenidade integra a programação do aniversário da capital, que completa 299 anos, e ocorre dia 11 de abril às 19h no Teatro São José.
“Em cada uma de suas áreas de atuação, os homenageados desta edição da Medalha Iracema têm importantes contribuições para que Fortaleza seja uma cidade mais humana, inclusiva e próspera. Ivens Júnior, Dora Andrade e Padre Rino são personalidades que proporcionam oportunidades para os fortalezenses, com geração de emprego e renda, desenvolvimento artístico e cultural e acolhimento aos mais vulneráveis. São pessoas que impactam positivamente a vida dos nossos cidadãos e, justamente por isso, merecem de nós, representantes do poder público, todo o respeito e admiração. Parabéns aos três por suas trajetórias inspiradoras”, enalteceu o prefeito Evandro Leitão.
Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior
CEO da M. Dias Branco, uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil. Iniciou sua trajetória na empresa aos 16 anos, passando por diversas áreas. Em 2014, assumiu a presidência do grupo, acumulando também a vice-presidência industrial. Sob sua liderança, a empresa se consolidou como referência nacional no mercado de massas e biscoitos.

Sob a liderança de Ivens Dias Branco, a empresa M. Dias Branco se consolidou como referência nacional no mercado de massas e biscoitos
Dora Andrade
Bailarina e coreógrafa cearense. Iniciou sua formação em dança aos 10 anos, estudando balé clássico, jazz e dança contemporânea. Em 1991, fundou a Edisca (Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes), instituição que utiliza a dança como ferramenta de inclusão e transformação social para jovens em situação de vulnerabilidade.

Em 1991, Dora Andrade fundou a Edisca, que utiliza a dança como ferramenta de inclusão e transformação social para jovens em situação de vulnerabilidade
Padre Rino (Ottorino Bonvini)
Missionário comboniano, médico e psiquiatra. Natural de Senago, Itália, dedicou sua vida ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com transtornos mentais. Seu trabalho promove um cuidado integral da saúde, com enfoque biopsicossocioespiritual. Atualmente, preside o Movimento Saúde Mental.

O trabalho do Padre Rino promove um cuidado integral da saúde, com enfoque biopsicossocioespiritual.
Sobre a Medalha Iracema
Criada em 2018, a Medalha Iracema homenageia personalidades que contribuem significativamente para o crescimento e desenvolvimento de Fortaleza.