Os drones “suicidas” com inteligência artificial (IA) da Coreia do Norte podem estar sendo treinados para identificar e atacar autonomamente equipamentos sul-coreanos e dos Estados Unidos.
A informação foi divulgada por um legislador da Coreia do Sul à agência de notícias Yonhap na sexta-feira (28), um dia depois de a mídia estatal norte-coreana dizer que o líder Kim Jong-un supervisionou testes de novos drones “suicidas” que demonstraram “eficácia”. Fotos divulgadas pela KCNA, a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte, mostraram os drones do país atingindo alvos visualmente semelhantes aos equipamentos militares da Coreia do Sul e dos EUA.
Nas imagens, é possível ver um equipamento parecido com o sistema móvel de mísseis terra-ar de longo alcance usado pela Coreia do Sul e um veículo similar ao Stryker, um blindado de combate dos Estados Unidos.

Durante os testes, realizados no Complexo de Tecnologia Não Tripulada, Kim Jong-un acompanhou o desempenho de drones “assassinos”, projetados para missões de ataque, e de drones de reconhecimento estratégico, capazes de rastrear alvos táticos e monitorar atividades inimigas em terra e mar.
A KCNA disse que os aparelhos demonstraram eficácia ao atingir alvos e que Kim elogiou o “valor estratégico” da tecnologia de IA incorporada aos artefatos.