Antes mesmo de retornar de sua viagem à Ásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que viajará a Rússia em maio a fim de participar das celebrações de 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial e negociar a paz em relação ao conflito contra a Ucrânia. As declarações ocorreram durante entrevista coletiva em Hanói, capital do Vietnã, neste sábado (29).
– Eu já tive a oportunidade de ligar pessoalmente para o Putin para dizer a ele que é importante voltar para a política e encontrar um caminho para a solução. Eu pretendo ir à Rússia dia 9 de maio para a comemoração dos 80 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial. Depois eu vou na China fazer uma reunião com a Celac. Em todos esses fóruns eu vou tentar discutir a questão da paz – disse o petista.
Na ocasião, ele admitiu que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump “está no caminho certo” na condução das negociações pela paz entre a Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há três anos.
– Eu poderia ser radical contra Trump, mas na medida que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que o Trump está no caminho certo – assinalou.