Agora há pouco, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que o ex-presidente Jair Bolsonaro(PL-RJ) e outros sete acusados serão réus no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado ocorrida em janeiro de 2023.
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República e, após um extenso julgamento, todos os envolvidos foram formalmente acusados de crimes relacionados à subversão da ordem constitucional.
O julgamento entrou na fase de instrução, na qual serão coletadas provas e ouvidos depoimentos, dando início ao aprofundamento da investigação.
A denúncia traz à tona uma série de ações que indicam uma tentativa coordenada de violar o Estado Democrático de Direito, envolvendo figuras-chave do governo Bolsonaro e aliados.
Entre os acusados estão nomes como o ex-presidente Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, e outros militares de alta patente, incluindo o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno.
A acusação afirma que eles estavam envolvidos em uma trama que visava subverter os resultados das eleições de 2022 e manter o ex-presidente no poder.