Nesta quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atacar seu antecessor, Jair Bolsonaro. Durante entrega do Hospital Universitário do Ceará, o petista chamou o ex-presidente de “covarde” e “negacionista” e o culpou pelas mortes ocorridas durante a pandemia de Covid-19.
Lula também disse que Bolsonaro negava a ciência.
– Por conta de um presidente covarde, negacionista e mentiroso, 700 mil pessoas morreram nesse país, tomando um remédio que não servia para nada, quando, na verdade, eles negaram, inclusive, a ciência – apontou. O presidente também defendeu o Sistema Único de Saúde e elogiou a atuação do SUS durante a pandemia.
– O SUS era desacreditado (…) Veio a covid e quem salvou esse país foi exatamente o SUS, desacreditado, com funcionários, médicos, enfermeiros, motoristas, pessoas da limpeza, correndo risco de vida, para salvar pessoas que não tiveram oportunidade – ressaltou.
Só esqueceu de falar que os prefeitos do PT desviaram milhões do SUS anotando cadáveres cujo óbito era outro e não Covid, além dos respiradores de 52 milhões desviados pelos governadores do Consórcio Nordeste.