A Barragem de Boa Esperança foi construída em 1968 pela Companhia Hidrelétrica de Boa Esperança (COHEBE). Posteriormente, a barragem foi transferida para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). A eclusa era pra ter sido construída nos anos 70
Em Guadalupe (PI), terra do deputado Júlio Cesar, segundo uma liderança local, me garantiu que a cada eleição (desde então já passaram 10) um candidato promete que a eclusa desta vez sai… A eclusa permite a transposição das embarcações no Rio do nível A para o Nível B, permitindo que os grãos produzidos nos cerrados sejam transportados em embarcações do tipo chatas, pois em alguns lugares por enquanto a lâmina de água é muito pequena. O Governador Rafael está anunciando o resgate da ideia de Alberto Silva com a barca do Sal, com mais um bilhão de reais a serem injetados. O estudo nos anos 80-90 foi feito pelo japoneses da Jica. Acho bom consultá-los, sabem tudo sobre a navegabilidade do Velho Monge.

O MPL – Movimento Piauí Livre, comandado pelos entusiastas piauienses, Jorge Lopes, Mainha, Gessy Lima, Tonny Kerley e Coronel Diego, são a favor de resgatar a navegabilidade do Rio Parnaíba, possibilitando a integração comercial entre o sul e norte do estado, incrementando o acréscimo de valores na transformação de nossa matérias primas, verduras, grãos, carnes, minerais, etc.