O big rider havaiano Makai McNamara sofreu um grave acidente neste domingo quando surfava em Pipeline no Havaí. Por conta da pancada na cabeça, o especialista em ondas gigantes ficou desacordado, o que tornou dramático o seu resgate. Em meio a um mar revolto, Makai foi retirado da água por diversos salva-vidas e colegas de surfe.
Em vídeo postado no YouTube pelo perfil Surf Kawela Hawaii, o surfista aparece recebendo os primeiros socorros na areia de Pipeline. Makai precisou passar por massagem cardíacia e respiração boca a boca para ser reanimado. De lá, ele foi levado a um hospital próximo.
Nesta segunda, o pai do atleta, Liam McNamara, gravou um vídeo dando todos os detalhes do ocorrido. Ele disse que o filho segue internado, mas que “passa bem”. Além de agradecer a todos que participaram do resgate, ele pediu orações para Makai.
Eu só queria vir aqui, sei que é muito difícil fazer isso, mas ele está indo bem. Já se passaram 24h do acidente e ele está no caminho para a recuperação. Ele está recebendo um bom atendimento no Queen’s Hospital. Ele sente a energia e o apoio de vocês e nós agradecemos a cada um de vocês pelo apoio. Agradeço aos salva-vidas e a todos que ajudaram. Ele permanecerá no hospital nos próximos dias e a única coisa que precisamos são orações contínuas – disse Liam.
Makai McNamara pertence a uma família tradicional no surfe havaiano. Em 2011, seu tio Garrett pegou uma onda de 23,77 metros na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, entrando para o Guinness Book como a maior onda já surfada no mundo. Atualmente o recorde pertence ao alemão Sebastian Steudtner, que surfou uma onda de 26,21 metros na mesma Nazaré em 2020.