O número de solicitações pendentes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou novamente no final de 2024, alcançando quase 2 milhões de requerimentos – a maior quantidade desde o começo de 2020.
Segundo informações do Ministério da Previdência Social, em novembro do ano anterior, o número total de solicitações em análise atingiu 1,985 milhão. De acordo com o órgão, o relatório de dezembro deve ser anunciado em breve.
As informações acerca de pedidos e concessões de benefícios geralmente são divulgadas em boletins até 45 dias após o final do mês em questão. Contudo, até o começo desta semana, o relatório mais recente disponível era ainda de setembro de 2024.
Especialistas não ligados ao governo expressaram inquietação com o atraso na liberação dessas informações. Ainda, suspeitam que o Executivo possa estar tentando adiar o reconhecimento de um aumento na fila.
O jornal Folha de S.Paulo foi informado pelo Ministério que o atraso é devido a inconsistências nos dados fornecidos pela Dataprev, mas não foram dados mais detalhes. A Dataprev, quando procurada, ainda não se pronunciou. O veículo também entrou em contato com o INSS para discutir os números e as ações para diminuir a fila, mas não obteve resposta.