Holanda consegue zerar o número de cães nas ruas

Mundo

A Holanda chamou a atenção dos noticiários recentemente por um motivo bem exemplar: o país conseguiu zerar o número de cães vivendo nas ruas. Por sinal, o país europeu é conhecido por ser um dos mais “pet friendly” (“amigável para pets”) do mundo.

Na Holanda, os bares e restaurantes aceitam a entrada dos bichinhos de estimação com os clientes. A lei de proteção foi se tornando cada vez mais rígida ao longo do tempo. Hoje, maltratar ou negligenciar os animais pode render até cinco anos de cadeia e multa de 90 mil euros. Em caso de reincidência, a pessoa pode ser proibida de ter o registro de um animal de estimação por até 30 anos. Hoje em dia no país também é obrigatória a implantação do microchip nos cachorros. Com isso, caso algum cãozinho se perca, a polícia consegue encontrar informações como telefone de contato e nome do tutor.

Caso o cão esteja sem registro, ele é resgatado, castrado – para evitar procriação nas ruas – e levado para um abrigo até arranjar um novo lar. Com poucos animais nos abrigos, a Holanda consegue até importar cães de outros países para adoção.

Já no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *