O governo de Carlos Brandão (PSB) passa por uma nova reconfiguração política com mudanças estratégicas em sua equipe. A deputada federal Roseana Sarney (MDB) foi exonerada do cargo de Secretária de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos pelo governador do Maranhão, em ato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 10. A exoneração de Roseana atendeu a uma estratégia política articulada pelo MDB nacional. Sua saída temporária da Câmara foi solicitada para permitir que o primeiro suplente, Hildo Rocha, assumisse o mandato e votasse a favor do deputado Hugo Mota (Republicanos-PB) na eleição para presidente da Casa, realizada no dia 1º de fevereiro.
Foram apenas doze dias no cargo, onde entrou e saiu sem ser percebida ou fazer qualquer movimentação que justificasse sua nomeação. A nomeação da ex-governadora evidenciou os laços afetivos do governador Carlos Brandão com o grupo Sarney, que segundo os bastidores políticos teria gerado descontentamento em setores da base aliada.
Com a exoneração de Roseana, quem volta ao comando da Secretaria de Assuntos Legislativos é o ex-deputado Raimundo Cutrim, que assumiu a posição no lugar do presidente do MDB, Marcus Brandão, irmão do chefe do executivo maranhense, afastado por força de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).