A Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo medicamento para tratar dores fortes, como a de uma lesão ou de cirurgia. É caro, com um preço de tabela de US$ 15,50 por comprimido. Mas, diferentemente dos analgésicos opioides, ele não pode se tornar viciante. Isso ocorre porque o medicamento, suzetrigina, feito pela Vertex Pharmaceuticals e a ser vendido como Journavx, atua apenas em nervos fora do cérebro, bloqueando sinais de dor — ele não consegue entrar no cérebro.
Pesquisadores dizem que esperam que este seja o primeiro de uma nova geração de medicamentos mais potentes e não viciantes para aliviar a dor.
Para testar o medicamento, a Vertex, sediada em Boston, conduziu dois grandes ensaios clínicos, cada um com aproximadamente 1.000 pacientes que sentiam dor devido à cirurgia. Eles foram aleatoriamente designados para receber um placebo. Eles receberam um opioide vendido como Vicodin, um medicamento para dor de combinação amplamente usado de acetaminofeno (Tylenol) e hidrocodona ou suzetrigina.