Praia do Futuro: maresia causa prejuízo de R$ 12 mil por ano

Ceará

A cada seis meses, Samuel de Castro Santiago, de 43 anos, proprietário de uma pousada localizada no bairro Praia do Futuro I, gasta cerca de R$ 6 mil em manutenções por desgastes nos móveis e eletrodomésticos. O motivo do alto valor e da frequência é o nível de agressividade da corrosão dos aparelhos provocada pela maresia.

Uma pesquisa conduzida pelo professor Eduardo Cabral, coordenador do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), revelou que a Praia do Futuro possui a maior maresia do mundo, devido à incidência de ventos na região. A maresia é uma névoa fina e úmida formada por gotículas do mar e levada pelo vento.

O estudo foi realizado em 2018 e tinha como objetivo classificar o nível de agressividade ambiental por meio da presença de íons cloro no ar. Para a medição, foi utilizado o método da vela úmida, um dispositivo formado por um tubo de PVC coberto por gaze cirúrgica, conectado a um frasco com solução líquida, onde os cloretos são absorvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *