A polícia da Argentina prendeu um piloto brasileiro e uma ex-miss boliviana que transportavam 359 kg de cocaína em uma aeronave. O caso ocorreu durante um pouso de emergência em Holt Ibicuy, na província de Entre Rios. Os suspeitos foram identificados como Carlos Costas Diaz, de 52 anos, e Jade Isabella Callaú Barriga, de 21 anos.
Pouso emergencial e abordagem policial
A ex-miss Jade informou à polícia que a parada foi necessária porque passou mal durante o voo. No entanto, as autoridades suspeitam que o pouso emergencial ocorreu por falta de combustível. Moradores da região reportaram um voo suspeito, o que levou à ação policial. Na abordagem, agentes da Gendarmaria encontraram 352 pacotes de cocaína na aeronave, do modelo Cessna 210, que havia decolado da Bolívia e voou mais de 1.500 km com destino a Buenos Aires. A droga foi avaliada em aproximadamente 2,3 milhões de dólares (cerca de R$ 13 milhões).
Ligação com o narcotráfico
As autoridades afirmam que Jade é integrante de uma quadrilha de tráfico de drogas e filha de um dos líderes do narcotráfico na Bolívia. Nas redes sociais, onde é conhecida como “Chabela”, ostenta uma vida de luxo e publica vídeos de humor, danças e dicas de maquiagem.