O Governo Federal selecionou 15 cidades do Maranhão para integrarem o programa nacional Cidades Intermediadoras, que busca descentralizar o crescimento econômico e social no país.
Apresentado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o programa pretende somar forças para o cumprimento das metas da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e vai atuar em toda a região Nordeste.
O objetivo principal do programa é diminuir a pressão nas metrópoles e capitais brasileiras, buscando interiorizar o desenvolvimento do país, que atualmente é concentrado em sua maior parte no litoral.
Segundo o governo federal, a estratégia de territorialização do programa toma como ponto de partida as chamadas regiões geográficas imediatas, propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A partir da identificação dessas regiões, somada ao conhecimento do território e às condições econômicas dos municípios, a Sudene apresentou contribuições técnicas que contribuíram a escolha cidades-polo de regiões imediatas, para se tornar cidades intermediadoras.