Cessar-fogo na Faixa de Gaza entra em vigor

Mundo

Após 15 meses de conflito e quase 47 mil mortos, o  cessar-fogo na Faixa de Gaza entrou em vigor neste domingo (19), às 11h15 do horário local (6h15 do horário de Brasília).

O Gabinete do primeiro-ministro israelense confirmou a informação em comunicado, onde também compartilhou a lista dos 33 reféns que serão libertos pelo grupo extremista Hamas como parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo.

trégua de hoje teve um atraso de quase três horas após o Hamas adiar a entrega dos nomes de três reféns que serão liberados para Israel por razões “técnicas”.

A guerra entre Hamas e Israel é antiga, mas escalonou em 7 de outubro de 2023, quando o grupo extremista matou cerca de 1.200 israelenses e manteve 251 como reféns. O ataque desencadeou uma enorme ofensiva israelense em Gaza, que matou mais de 46.800 palestinos, conforme informações do Ministério da Saúde administrado pelo Hamas.

Confira o que prevê o acordo de cessar-fogo:

A proposta de cessar-fogo, intermediada por autoridades do Catar, Egito e Estados Unidos, bem como de Israel e do Hamas, tem três etapas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *