Teresina é a única cidade do Brasil a participar, em Fontainebleau (França), durante esta semana, do curso Applying Behavioural Science for Early Childhood Development, oferecido pelo INSEAD, Save the Children’s CUBIC e BVA Nudge Unit. O curso é uma iniciativa da Fundação Van Leer e a capital está representada por uma equipe da Prefeitura formada pelo coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, pela arquiteta Elisa Carvalho e pelo médico Breno Noah, da Diretoria de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde. Além do Brasil, participam equipes da Índia, Israel, Jordânia, Etiópia, Zâmbia e Holanda.
A participação neste curso é resultado da pesquisa “Análise do impacto do calor na saúde da mulher gestante de Teresina”, desenvolvida pela Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), com apoio da Fundação Municipal de Saúde. A proposta do curso é capacitar líderes para que possam aplicar métodos de ponta da ciência comportamental no desenvolvimento de políticas públicas, aumentando a escala e o impacto da iniciativa.
“Esta é uma oportunidade para que possamos estruturar de forma mais robusta nossa política pública de atendimento às crianças em idade de primeira infância, que estão entre os públicos mais suscetíveis ao calor extremo. Temos uma base de dados primária riquíssima e agora temos as ferramentas para desenvolver as ações necessárias para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
Durante toda esta semana, a capacitação será desenvolvida por professores e especialistas renomados, experimentando ferramentas e conceitos da ciência comportamental e finalizando o plano de ação personalizado. Nos meses seguintes, as equipes receberão coaching, mentoria e orientação técnica para a implementação do plano.
“A pesquisa e projeto tem potencial de mudar o pré-natal em Teresina e servir de exemplo para todo o Brasil e outras cidades no mundo com relação ao calor. O calor influencia em vários aspectos da saúde da gestante, desde o número de infecção do trato urinário até a saúde mental. A FMS vai estar pronta para aplicar as ações no pré-natal para garantir uma mudança pioneira na saúde das nossas gestantes nas Unidades Básicas de Saúde”, finaliza Breno Noah.
A equipe de Teresina participa deste curso a convite da Fundação Van Leer em virtude das iniciativas que a gestão da cidade vem adotando para garantir que crianças em idade entre 0 a 6 anos possam ter assegurados seus direitos e que a cidade possa ser um lugar cada vez mais acolhedor para os pequenos. A Agenda Teresina 2030 é ponto focal de articulação dessas iniciativas junto à Fundação Van Leer e à Urban95.