Em pronunciamento realizado na manhã desta terça (2 de setembro), o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual De Assis Diniz (PT), anunciou a realização de audiência pública para debater a cadeia produtiva do leite no Ceará, em parceria com o deputado Felipe Mota (União).
“Vamos reunir todos os entes interessados: SDA, SDE, Sefaz, Sindicato das Indústrias de Latrocínios, MST, Faec, Fetraece, empresas, técnicos e produtores de leite – entre os quais me incluo – para desenhar soluções para a situação crítica vivida hoje. Já houve manifestação, na manhã do último sábado (30), em frente à Alvoar Lácteos, em Morada Nova, que concentra 50% da compra do leite no Ceará, contra a redução no preço pago pelo litro do leite. Este ano a queda já soma R$ 0,30 por litro, sem redução do valor ao consumidor final. E não há, como já existe em outros estados, como Goiás e Minas Gerais, um indexador de preços. Além disso, sofremos com a entrada irregular de leite de outros estados, mesmo com todo apoio dado pelo governador Elmano, com isenção de impostos para os produtores do setor”, explicou o parlamentar.
De Assis lembrou ainda que a atividade exige trabalho de domingo a domingo e que vai enfrentar agora o período sem chuvas no Estado, o que vai gerar dificuldades em relação à água, além do aumento do preço da ração. “Para os produtores do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe, que fornecem mais de 1,2 milhão de litros de leite por dia, trinta centavos a menos causa um enorme prejuízo. É necessário encontrar saídas urgentes para que este setor não seja ainda mais prejudicado.