O presidente Lula assinou, nesta quarta-feira, 27, a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência. Dessa forma, ele poderá permanecer no posto por mais dois anos, a partir do final de 2025.
Gonet tomou posse como PGR em 18 de dezembro de 2023, indicado e nomeado por Lula. O mandato de um procurador-geral da República é de dois anos, mas ele pode ser reconduzido por decisão do presidente. Após a nova indicação, o PGR deve passar por outra sabatina e votação do nome no Senado Federal. Ou seja, cabe à Casa Alta aprovar ou rejeitar a recondução.
A nova indicação de Gonet ocorre às vésperas do início do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), da ação penal que apura a atuação do “núcleo 1” na suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil entre 2022 e 2023.
Pela decisão do ministro Cristiano Zanin, as sessões extraordinárias serão realizadas nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h. No dia 12, haverá uma sessão extraordinária também das 14h às 19h. Nos dias 2 e 9, serão feitas sessões ordinárias das 14h às 19h