O ex-ministro Ciro Gomes (Ex-PDT ingressando no PSDB), que é apontado como pré-candidato a governador em 2026, falou pela primeira vez sobre o terceiro lugar na disputa presidencial de 2022 na terra natal dele, em Sobral.
“Maior de todas as humilhações que já passei na minha vida”, declarou na última sexta-feira (15), durante discurso na festa de aniversário do ex-prefeito Roberto Cláudio (sem partido), em Capistrano, no Ceará.
Na eleição presidencial de 2022, o ex-governador conquistou 18,46% dos votos válidos em Sobral, atrás de Jair Bolsonaro (PL), com 24,67%, e de Lula (PT), com 55,46%. Foi a primeira vez que o pedetista não foi o mais votado na cidade e no Estado em um pleito nacional.
“Depois das humilhações que eu passei, e a maior de todas as humilhações que eu já passei na minha vida, que foi tirar o distante e humilhante terceiro lugar na minha cidade, por onde eu fiz tudo que pude fazer, eu vou pensar muito e pedir a Deus que me ilumine muito antes de cumprir aquilo que seja a minha obrigação”, declarou.
Pré-candidatura
Após o inédito quarto lugar na disputa presidencial em 2022, Ciro declarou inúmeras vezes que não seria mais candidato a nada.
Agora, no evento político do último fim de semana, o ex-ministro apareceu e foi estimulado por aliados para disputar o Executivo estadual.
Ao contrário das declarações anteriores, Ciro chegou a admitir estar disposto a “qualquer” desafio imposto pelo grupo político que ele faz parte atualmente no Ceará.