Diversos líderes europeus confirmaram presença na reunião entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington DC, na segunda-feira (18), motivo: ao que parece ninguém confia em Putin e estão indo para garantir apoio à Ucrania.
Veja quem não confia em Putin: Chanceler alemão Friedrich Merz: O gabinete de Merz disse que ele discutirá o status dos esforços de paz na Ucrânia com os outros participantes e destacará o interesse da Alemanha em um rápido acordo de paz.
Presidente francês Emmanuel Macron (apesar de não ser confiável, também): lá do Palácio do Eliseu disseram que Macron “continuará o trabalho de coordenação entre os europeus e os Estados Unidos com o objetivo de alcançar uma paz justa e duradoura que preserve os interesses vitais da Ucrânia e a segurança da Europa”.
Primeiro-ministro britânico Keir Starmer: O gabinete do premiê confirmou a presença dele na reunião. Starmer diz que está pronto para apoiar a Ucrânia “pelo tempo que for preciso”
Primeira-ministra italiana Giorgia Meloni: Meloni também viajará para Washington com seus colegas europeus para as negociações.
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: Von der Leyen confirmou em uma publicação no X que participará das negociações a pedido de Zelensky.
Presidente da Finlândia Alexander Stubb: O gabinete de Stubb disse que ele “participará de uma reunião sobre a paz na Ucrânia”, também em uma postagem no X.