O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo federal vai liberar uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para ajudar empresas brasileiras prejudicadas pelas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, em medida que será oficializada por meio de uma medida provisória nesta quarta-feira (13). O foco da ajuda será dado especialmente às pequenas empresas e aos setores de alimentos perecíveis, como frutas, espinafre e mel, além de companhias do segmento de máquinas.
“As grandes empresas têm mais poder de resistência. Vamos aprovar amanhã e mostrar que ninguém ficará desamparado”, afirmou Lula.
Além de oferecer crédito, o governo pretende preservar empregos e buscar novos mercados para as empresas afetadas.
“Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas e procurar outros mercados, porque ninguém larga a mão de ninguém”, destacou o presidente.
Lula também anunciou apoio para que empresários possam recorrer à Justiça dos EUA contra as tarifas aplicadas.
“Tem leis nos Estados Unidos, e a gente pode abrir processo. Eles podem brigar lá”, explicou.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou que os recursos serão disponibilizados via crédito extraordinário ao Orçamento, mecanismo usado em situações emergenciais e que não impacta o limite de gastos públicos. Segundo Haddad, o plano está pronto e foi elaborado após diálogo com representantes do setor produtivo para garantir atendimento às demandas.