A terceira etapa da revitalização do Mercado Central São José, conhecido popularmente como Mercado Velho, está em andamento e inclui mais de 200 novos boxes. A requalificação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Teresina e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e tem como objetivo modernizar o espaço, respeitando sua história e importância para a Capital. A iniciativa integra o programa Teresina Sustentável.
Nesta fase, o foco está na reestruturação dos setores de frutas, verduras e carnes, além do restaurante e da parte administrativa, bem como as novas fachadas nas ruas João Cabral, Lizandro Nogueira e Areolino de Abreu.
Com 171 anos de história, o Mercado Central é um dos principais pontos históricos e culturais de Teresina. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Marco Antônio Ayres, a revitalização foi dividida em três etapas para garantir a preservação do patrimônio e a valorização dos permissionários.
“A primeira etapa teve como objetivo recuperar o prédio histórico, com foco na arquitetura original. A segunda organizou os setores internos, como o de cereais, com melhorias em paredes, pisos e circulação. Na terceira etapa entregamos o setor de carnes e a etapa I do restaurante. Ainda nesta fase, estamos executando obras na área de frutas e verduras, que compreendem 90 boxes, a etapa II do restaurante, com 12 boxes, e o setor administrativo”, explica o secretário.
A nova estrutura será mais ventilada, higiênica e adequada às normas sanitárias, com bancadas revestidas e espaço adequado para exposição e armazenamento dos produtos. “A proposta é realocar os trabalhadores da Rua João Cabral e oferecer um espaço moderno e digno para todos”, destacou Ayres.