Governador de GO, Ronaldo Caiado, cita “terras raras” como solução com os EUA

Política

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), se disse otimista com as  negociações econômicas com os Estados Unidos sobre as taxas de importação impostas ao Brasil, que  passam a ser de 50% a partir de quarta-feira (06). Ele afirmou que o interesse americano nas chamadas “terras raras” pode ser um fator determinante nas negociações.

A fala aconteceu em um debate promovido na última sexta-feira (1º), na presença do prefeito de Recife, João Campos (PSB). Perguntado sobre como lidou com o anúncio das novas tarifas impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump, Caiado afirmou ser totalmente contra. Ele citou que o estado de Goiás será afetado por exportar carne e outros produtos essenciais para os EUA.

Apesar do cenário preocupante, o governador goiano se disse otimista para as conversas com os Estados Unidos. Caiado afirmou estar em diálogo com Gabriel Escobar, responsável pelo escritório dos Estados Unidos na embaixada americana no Brasil, que entra em contato direto com Marco Rubio, secretário de estado dos EUA.

Para explicar a importância do Brasil na economia e desenvolvimento estadunidense, Caiado citou as “terras raras” e os  recursos encontrados apenas nela, que fica em Goiás, em relação ao resto do mundo.

“Os grandes investimentos dos americanos hoje no Brasil, em minerais críticos, em Goiás. [No mundo] você tem o sul da China que tem terras raras pesadas, e você tem em Goiás” , afirmou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *