Três secretários municipais pedem exoneração

Teresina

Três secretários municipais de Teresina pediram exoneração dos cargos para reassumir os mandatos de vereador na Câmara Municipal a partir desta sexta-feira, 1º de agosto. A medida foi confirmada pela Secretaria Municipal de Governo, que já autenticou e encaminhou os pedidos. O objetivo da movimentação é garantir a participação dos parlamentares no processo de indicação de emendas individuais ao orçamento de 2026.

Retornam à Câmara os vereadores Aluísio Sampaio (Progressistas), Ismael Silva (Progressistas) e Zé Neto (MDB), que ocupavam cargos no primeiro escalão da Prefeitura. Com a volta dos titulares, deixam temporariamente os mandatos os suplentes Samantha Cavalca (Progressistas), Pedro Alcântara (Progressistas) e Terezinha Medeiros (MDB), respectivamente.

A movimentação ocorre às vésperas do início do período de cadastro das emendas parlamentares individuais no Sistema Eletrônico de Cadastro de Indicações de Emendas Parlamentares Individuais (SECIEPI), conforme estabelecido pelo prefeito. O sistema estará aberto entre os dias 1º e 15 de agosto, podendo ser prorrogado por mais 15 dias mediante solicitação da Mesa Diretora da Câmara. O decreto com as informações foi publicado no Diário Oficial do Município de ontem.

Embora a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 ainda não tenha sido encaminhada à Câmara, a legislação permite que os vereadores indiquem as emendas com base na programação orçamentária, mesmo antes da chegada da peça orçamentária ao Legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *