Musk desligou Starlink enquanto Ucrânia atacava Rússia, diz agência

Guerra

O bilionário Elon Musk, dono da Starlink, desligou o sinal de internet via satélite numa região da Ucrânia enquanto o país atacava a Rússia, em setembro de 2022. É o que revelou a agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (25). É a primeira vez que uma ordem direta de Musk para desligar o sinal da Starlink durante uma guerra vem a público. Três pessoas ouvidas pela agência disseram que o bilionário mandou o engenheiro Michael Nicolls cortar o sinal em regiões que a Ucrânia tentava recuperar. Ainda segundo essas três fontes, a ordem – dada num escritório da SpaceX, na Califórnia – foi cumprida e pelo menos 100 terminais foram desativados.

A empresa espacial de Musk controla a Starlink, que forneceu seu serviço de internet para as Forças Armadas da Ucrânia manterem contato no campo de batalha.

Ordem de Musk causou apagão em tropas da Ucrânia durante ataque contra a Rússia

Após a ordem de Musk, houve um apagão nas comunicações das tropas ucranianas. É o que disseram um oficial militar da Ucrânia, um assessor das Forças Armadas e outras duas testemunhas ouvidas pela Reuters.

Soldados entraram em pânico, drones ficaram às escuras e unidades de artilharia (cuja mira dependia da Starlink) penaram para atingir seus alvos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *