om o objetivo de conscientizar motociclistas sobre práticas seguras no trânsito, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza, na próxima segunda-feira (28/07), a partir das 8h, mais uma ação educativa voltada a condutores e passageiros de motocicleta. A atividade acontecerá no estacionamento do Ginásio da Parangaba, localizado no cruzamento da Av. General Osório de Paiva com a Rua Gomes Brasil.
Durante a mobilização, agentes e educadores de trânsito da AMC irão instalar antenas corta-pipas em motocicletas. O dispositivo é fundamental para proteger os ocupantes do veículo de acidentes provocados por linhas com cerol, linha chilena ou por outros materiais cortantes usados em pipas.
Além disso, serão repassadas orientações sobre condução defensiva e os cuidados necessários com o transporte de passageiros, que também recebem atenção especial com informações sobre o uso adequado de equipamentos de proteção, a postura correta e a colaboração com o motociclista para uma condução mais segura.
A ação faz parte do conjunto de iniciativas permanentes da AMC voltadas à redução de sinistros envolvendo motociclistas. Em razão do Mês do Motociclista, as atividades educativas foram intensificadas nas últimas semanas. O Dia do Motociclista é comemorado no próximo domingo (27/07).
O que são as antenas corta-pipas?
Simples e de baixo custo, a antena corta-pipa é uma haste metálica com um gancho na extremidade, desenvolvida para romper linhas de pipa com cerol ou a chamada linha chilena. Altamente cortantes, esses materiais representam um risco significativo para motociclistas, podendo causar acidentes graves ou até fatais. As lesões geralmente ocorrem em regiões vulneráveis do corpo, como pescoço, tórax e braços, já que as motocicletas não oferecem proteção frontal.