SAF incentiva produção de caju e garante renda a agricultores familiares

Desenvolvimento

O Piauí se destaca como o segundo maior estado produtor de caju do Brasil. A cultura abrange uma área plantada e de produção superior a 50 mil hectares, distribuída por mais de 100 municípios piauienses. A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) tem desempenhado um papel crucial no incentivo à produção de caju, garantindo assim renda para os agricultores familiares do estado. Em um esforço contínuo para fortalecer a cajucultura, a SAF planeja entregar 800 mil mudas da fruta até o final de 2025.

“Para mim, assim como para muitos da região, o caju é fundamental. Porque se não fosse pela fruta, eu nem estava morando aqui”. Essa é a declaração do agricultor familiar, José Augusto de Sousa, que desde 2014 cultiva o caju no povoado Esquisito, no município de Jaicós. José desenvolve a sua atividade com o plantio do cajueiro e venda do caju e da castanha em fábricas, feiras e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa executada pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) com recursos do Governo Federal para a compra de produtos da agricultura familiar. Ele afirma que o trabalho com o caju transformou sua vida para melhor, sendo a maior fonte de renda para sua família.

“Desde 2014 eu planto, e comecei a vender e colher em 2017. De lá para cá, trabalho direto, é nossa renda principal. As mudas são doadas pela SAF, que tem ajudado a todos nós, porque conseguimos plantar, vender o fruto para a fábrica, e também nas feiras com a castanha. Além disso, entregamos todo ano, doces, rapaduras e castanhas ao PAA. Moro com minha família, tenho três filhos, e com a fruta, a renda da família melhorou muito. Depois do PAA, também melhorou, porque já é uma renda garantida para ajudar no dia-a-dia”, disse.

José Augusto destaca que a cajucultura é transformadora e deve ser continuada pelos produtores da região. Ele diz que é preciso “ter fé em Deus e ir ‘pra’ cima, porque o sol é quente, mas não podemos desistir”.

De acordo com o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, a secretaria possui uma ação direcionada ao fortalecimento da cajucultura no Piauí, sendo o segundo maior estado produtor de caju no Brasil, com maior área plantada e de produção, superior a 50 hectares, em mais de 100 municípios.

“A SAF tem essa ação continuada, importante em mais de 100 municípios,  principalmente nos polos de desenvolvimento para a reposição nas regiões, ampliação da área plantada e geração de emprego e renda. Na gestão, de 2023 a 2025, considerando este ano, vamos distribuir cerca de 1.800.000 mudas de caju no total. Foram 400 mil mudas, em 2023 e em 2024, e agora a previsão é de 800 mil mudas para este ano, a partir de políticas públicas de combate à pobreza rural, do Governo do Estado, parcerias com o Governo Federal, emendas parlamentares, entre outros”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *