Nesta sexta-feira (18), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou a entrega das melhorias estruturais da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vermelha, localizada na zona sul de Teresina. O evento contou com a presença de gestores, profissionais de saúde e membros da comunidade, que puderam conhecer de perto as intervenções realizadas no espaço.
As intervenções incluíram reparos na infraestrutura física, a reabertura do auditório, que volta a receber ações educativas destinadas à comunidade e a retomada das salas de coleta e vacinação, que estavam desativadas desde o ano passado. Também foram recuperados mobiliários como cadeiras, mesas e equipamentos de uso comum.
A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, ressaltou a importância do momento para a rede municipal de saúde. “Estamos entregando uma UBS que já existia, mas que agora conta com uma estrutura renovada, com sala de coleta, de vacina, e com os fluxos de trabalho organizados. É uma honra acompanhar essa evolução da nossa rede de saúde e contribuir para o fortalecimento do SUS”, afirma.
A diretora de Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, também celebrou o momento como uma vitória. “Essas melhorias são fruto de um planejamento estratégico bem definido, com metas de curto, médio e longo prazo. Estamos entregando um serviço mais digno, com uma estrutura que acolhe e fortalece a Atenção Básica. Para alguns, pode parecer uma mudança pequena, mas para nós é grande e nos deixa felizes”, comemora.
A coordenadora da UBS, Lourdinha Medeiros, relembrou o cenário encontrado no início da gestão. “A UBS estava sem identificação, com salas fechadas e infraestrutura comprometida: vazamentos, poluição visual e mobiliário danificado. O auditório, inclusive, era utilizado como depósito. Com empenho, conseguimos recuperar os espaços e devolver os serviços à população”, finaliza.