Um desfile de automóveis antigos realizado pelo Museu do Automóvel, neste sábado (12), relembra da visita do papa João Paulo II a Fortaleza em julho de 1980.
Com o tema ‘Especial os Papamóveis’, o evento reuniu colecionadores de carros antigos lembrando o cortejo de João Paulo II nas ruas da Capital.
Entre os veículos, estão carros, ônibus e motocicletas. Apesar da temática, todos os automóveis eram bem vindos.
A visitação aos automóveis no Museu do Automóvel do Ceará segue aberta ao público. O desfile contou com três figurantes de papas.
O representante do papa João Paulo II desfilou em um Fiat Campagnola dos anos 1980.
Já o Papa Francisco teve seu figurante desfilando em um Fiat Idea, o mesmo modelo utilizado pelo argentino na visita ao Rio de Janeiro, em 2013.
O papamóvel do Papa Pio XI foi representado pelo modelo Fiat 525N, que teve como batedor uma moto Harley Davidson WLA de 1942.
VISITA DE JOÃO PAULO II
Em 9 de julho de 1980, o Papa João Paulo II chegou a Fortaleza para participar do 10º Congresso Eucarístico Nacional, a convite do então arcebispo da Capital, Dom Aloísio Lorscheider.
O papa foi recebido por cerca de 120 mil fiéis no Castelão. O Congresso Eucarístico Nacional trazia à luz o tema “Para onde vais?”, o qual João Paulo II se debruçou durante o sermão.
“O nosso coração procura a felicidade e quer experimentá-la num contexto de amor verdadeiro. Pois bem, o cristão sabe que a satisfação autêntica desta aspiração só se pode encontrar em Deus, a cuja imagem o homem foi criado”, refletiu.
João Paulo II se tornou papa em outubro de 1978. O polonês, batizado Karol Józef Wojtyła, foi canonizado no dia 27 de abril de 2014.
A Igreja Católica o reconheceu como São João Paulo II, que curou uma lesão cerebral grave em Floribeth Mora.