Ceará lidera alfabetização infantil no Brasil

Educação

O estado do Ceará mantém a posição de protagonista na educação brasileira. Em 2024, foi o único estado do país a alcançar 85% de crianças alfabetizadas na idade certa, superando com folga a meta nacional estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 60%. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (11) por meio do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), consolidam o Ceará como referência nacional e orgulho do Nordeste.

Enquanto a média brasileira chegou a 59,2% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental — um leve avanço em relação a 2023 (56%) — o Ceará ultrapassou sua própria marca do ano anterior (84,5%) e reafirmou o sucesso de sua política educacional voltada à alfabetização na idade certa.

Ceará como exemplo de gestão educacional no Nordeste

O desempenho cearense é resultado direto de uma política pública consolidada, que envolve cooperação efetiva entre o Governo do Estado e os municípios, fortalecida por programas como o Aprendizagem na Idade Certa (PAIC). Essa parceria tem garantido suporte técnico, pedagógico e estrutural para que as escolas da rede pública avancem em seus indicadores educacionais.

O que é o Indicador Criança Alfabetizada (ICA)

O ICA integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal que visa garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. O indicador é elaborado a partir de dados consolidados pelas avaliações estaduais e tem como objetivo monitorar os avanços da alfabetização em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *