De 5 a 13 de julho, o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz (MA), será palco da 55ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), maior feira agropecuária do sul do Maranhão. A programação do evento prevê oportunidades de negócios, atividades culturais, inovação e atrações musicais. No domingo (6), o evento contará com a presença do governador Carlos Brandão.
Além de toda a programação, a Expoimp 2025 também contará com dezenas de ações e serviços disponibilizados por secretarias de Estado, empresas públicas, agências e outros órgãos vinculados ao Governo do Maranhão.
Serão ofertados desde ações de defesa animal e vegetal, fiscalização das instalações e transporte dos animais, experiências imersivas, ações de promoção dos potenciais econômicos maranhenses, até palestras, cadastro de trabalhadores e empresas, entre outros serviços.
Destaque para o Armazém do Empreendedor, coordenado pela Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), que abrilhanta o evento com a exposição e venda de produtos genuinamente maranhenses, comercializados por 37 empreendedores da região Tocantina.
A Seinc também participa da maior feira agropecuária do Sul do estado com palestras e oficinas sobre marketing de conteúdo, funil de vendas digital, branding digital e outras estratégias voltadas ao fortalecimento dos negócios. As palestras serão realizadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e acontecem no auditório do pavilhão do Governo do Estado, na Expoimp.
Outro diferencial desta edição será a presença do programa de ‘Visitas Itinerantes’, produzido por equipes do Porto do Itaqui, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). O ‘Visitas Itinerantes’ proporciona ao público uma imersão nos bastidores das operações portuárias.
A experiência é enriquecida com o uso de óculos de realidade virtual 360º, permitindo aos visitantes interação virtual com o funcionamento das operações logísticas que conectam o campo ao mercado externo.
A Emap também leva para a Expoimp 2025 distribuição de brindes personalizados, palestras temáticas e reuniões institucionais sobre infraestrutura logística, sustentabilidade e inovação no transporte de grãos. A grande novidade é a estreia da inteligência artificial Mariá, desenvolvida para compartilhar informações sobre inovação, pesquisa e operações portuárias.
Algumas iniciativas estaduais não poderiam ficar de fora da feira que há 55 anos movimenta o agronegócio e promove o desenvolvimento regional no sul do Maranhão. Um exemplo são as ações de defesa animal e vegetal ofertadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).
A Aged vai garantir a fiscalização das instalações e transporte dos animais, fazendo o acompanhamento da entrada até a saída dos bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos que estarão no evento para exposição, competição e leilão, além de levar palestras e até uma experiência imersiva sobre o status de Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação, recentemente conferido ao Maranhão, em evento da Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA), em Paris, na França.
“Estamos trazendo as nossas ações de defesa animal e vegetal, educação sanitária e palestras técnicas para essa edição da Expoimp. Vamos dar destaque para o histórico reconhecimento e internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação, através de uma experiência audiovisual imersiva”, destaca a presidente da Aged, Jucielly Oliveira.