A Independência do Brasil é um marco histórico de extrema importância para o país. Em 7 de setembro de 1822, o Brasil proclamou sua independência de Portugal, encerrando séculos de domínio colonial.
Esse evento emblemático não apenas definiu a trajetória política e social do Brasil, mas também moldou a identidade nacional e estabeleceu os alicerces para a construção de uma nação soberana.
Mas quais as razões para esse evento e como ele aconteceu?
Data da independência do Brasil
Já existiram duas datas da independência do Brasil. O 7 de Setembro, quando a independência foi de fato proclamada, e o 12 de outubro. Como registrado nos livros, D. Pedro I proclamou a independência em 7 de setembro de 1822.
Mas, na época, com a dificuldade de propagação das informações pelo território nacional, a maioria das pessoas não ficou sabendo do ocorrido no dia, nem sequer no próprio mês de setembro.
A população em geral só ficou a par das boas-novas em 12 de outubro do mesmo ano, data do começo do reinado de Dom Pedro I como imperador do Brasil e também o dia do aniversário de 24 anos dele. Ele proclamou a Independência muito jovem, tinha apenas 23 anos.
Hoje, não temos o que comemorar, como se regozijar ou declarar independência se somos um país dependente de quase tudo. Tecnologia, Ciência, Farmacologia, Transportes, Indústria pesada transformadora de minerais… Ainda bem que, pela iniciativa popular somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Entretanto nosso povo, (quase 30%), passa fome. Faltam políticas públicas voltadas para o social, sendo que o governo prefere classificar de política socialista.