50 países buscam acordo comercial com os EUA

Mundo

Mais de 50 países entraram em contato com a Casa Branca para iniciar negociações comerciais, disse um importante assessor econômico do presidente dos EUA, Donald Trump, no domingo (6), enquanto as autoridades americanas tentavam defender as novas tarifas que desencadearam uma turbulência global.

Durante uma entrevista no programa “This Week”, na emissora norte-americana ABC News, o diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA, Kevin Hassett, negou que as tarifas fizessem parte de uma estratégia de Trump para derrubar os mercados financeiros e pressionar o Federal Reserve dos EUA a reduzir as taxas de juros.

Ele disse que não haveria “coerção política” sobre o banco central. Em uma postagem no Truth Social, na sexta-feira (4), Trump compartilhou um vídeo que sugeria que suas tarifas tinham o objetivo de derrubar o mercado de ações de propósito, em uma tentativa de forçar a redução das taxas de juros.

Em uma entrevista separada, no programa Meet the Press, no canal estadunindense NBC News, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, minimizou a queda do mercado de ações e disse que não havia “nenhuma razão” para prever uma recessão com base nas tarifas.

Trump abalou as economias de todo o mundo depois de anunciar amplas tarifas sobre as importações dos EUA, na quarta-feira (2), desencadeando taxas retaliatórias da China e provocando temores de uma guerra comercial global e recessão econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *